ll Jornada Paraibana de Terapia do Esquema

Conecte-se com os maiores nomes da Terapia do Esquema do Brasil

Na ll Jornada Paraibana de
Terapia do Esquema você vai encontrar:

Muito networking com psicólogos de todo o Brasil

palestra1

18 palestrantes de renome nacional e internacional

Oficinas práticas de Técnicas Vivenciais e Autoterapia

Mais de 12 horas de congresso

Espaço de networking

Um timaço de psicólogos de renome nacional estarão presentes, veja quem serão os palestrantes:

Um timaço de psicólogos de renome nacional
estarão presentes, veja quem serão os palestrantes:

Cronograma da ll Jornada Paraibana de Terapia do Esquema:

Cronograma da ll Jornada Paraibana
de Terapia do Esquema:

Pré-Congresso:
Sexta-feira dia 05 de agosto

Pré-Congresso: Sexta-feira dia 05 de agosto

  • Período para você fazer o seu credenciamento

Sala 1: Técnicas Vivenciais com Joana Monteiro 

Sala 2: Autoterapia – Luisa Maciel

Inicio do Congresso

  • Esse tema central da jornada ampliará os horizontes entre a convergência do estudado nos livros e pesquisas para a prática clínica, auxiliando o terapeuta a se encontrar com os inusitados no setting terapêutico.  O secretário do ISST Leonardo Wainer fornecerá sua experiência para trazer segurança ao terapeuta do esquema.

As técnicas vivenciais são as técnicas que fazem alavancar a conexão emocional do indivíduo em terapia do esquema. Seu potencial de acionar o sistema límbico, de forma que a experiência seja revivida similarmente ao momento de sua ocorrência, pode ser comprovado pelos estudos e pesquisas na neurobiologia. Nesse intuito o pesquisador paraibano Dr Ismael Costa trará as atualizações pertinentes a essa convergência

  • A terapia do esquema tem como objetivo central atender as necessidades emocionais do paciente que não foram adequadamente supridas na infância. Isso se dá através de experiências emocionais corretivas, mas ainda do processo reparentalizador onde o terapeuta buscará suprir os modos criança do paciente. Desta forma, a psicóloga Martha Rosa mostrará como o terapeuta precisará estar preparado para suprir a necessidade dos modos infantis mesmo em pacientes adultos.

(exercícios de criança feliz em mini salas paralelas)

  • A Terapia do esquema (TE) apresenta uma (r)evolução à terapia cognitivo-comportamental (TCC) ao propor um modelo dimensional de traços disfuncionais de personalidade, ou esquemas iniciais desadaptativos, modelo esse que explica a origem e propõe técnicas de intervenção para o tratamento de tais esquemas. A Psiquiatria ainda adota um modelo de categorias diagnósticas dos transtornos de personalidade, mas vem em um direcionamento similar a TE de adoção de outros modelos dimensionais. Essa mesa redonda propõe aprofundar a discussão sobre tais modelos e sobre as intersecções, diferenças, tensões e complementaridades das práticas clínicas da TCC, TE e Psiquiatria.

  • A autoterapia é um processo metacognitivo que ajuda o terapeuta a perceber a influencia de seus esquemas na relação terapêutica com seus pacientes. Por estarem passivos de ativação esquemática na interação com o outro, com a autoterapia as necessidades emocionais do terapeuta estarão cuidadas de forma a não interferirem na interação com seu paciente permitindo que ambos estejam protegidos na relação. A psicóloga Luisa Maciel abordará com esse tema a forma do adulto saudável do terapeuta estar presente em sessão com a utilização da autoterapia.

Congresso:
Sábado dia 06 de agosto

Congresso: Sábado dia 06 de agosto

  • Metáforas são figuras de linguagem em que ocorre uma comparação indireta associando duas ideias ou conceitos. Por sua vez, a autorevelação é quando é possível citar exemplos pessoais que sejam significativos para indicar uma conexão com o ouvinte. A psicóloga Rossana Andriola mostrará as vantagens de utilizar essas duas ferramentas em TE em benefício do processo terapêutico no papel da psicoeducação.
  • Cada terapeuta possui seu próprio estilo de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática clínica. No entanto, muitos de nós se beneficiam da expertise de terapeutas mais experientes em determinadas áreas ou abordagens. Nessa palestra, o psicólogo Dr. Bruno Cardoso, criador e autor de vários livros e instrumentos da abordagem cognitiva falará sobre o Como faz Terapia do Esquema, e a construção do novo livro nesse tema.
  • A TE de dentro pra fora é um programa elaborado pelas psicólogas Ana Rizzon, Lilian Scortegagna e Renata Moreira, que conta com demonstrações de técnicas efetivas através de roleplays para o atendimento aos clientes. Nesse momento o palco se tornará espaço para a demonstração de importantes elementos da TE.

Com anos de experiência em supervisão clínica, Nelma Moura falará sobre o que ocorre com o terapeuta na interação com seu paciente, e sobre Esquemas e medos do terapeuta que muitas vezes são desconsiderados no processo. Uma palestra imperdível para todos.

As populações de minorias há muito precisam ser mais bem cuidadas pela Psicologia. No entanto, por vezes o conhecimento sobre o como lidar com seus conteúdos não é tão claro pela ausência de estudos e instrumentos pertinentes. Nesse momento, focando na população LGBTQIA+, o psicólogo Aneron Canals fornecerá esse conhecimento de seus muitos anos de pesquisa e assessoria a esse público.

A relação terapêutica é a maior das ferramentas na TE. É com ela, e através dela, que haverá a reparação e o acolhimento de necessidades emocionais não supridas na infância e adolescência do paciente. Sua larga importância tem sido cada vez mais destacada e estudada na Psicologia, podendo efetivar o real processo de mudança na terapia. Nela a psicóloga Ms. Joana Monteiro trará sua expertise sobre como utilizar-se dessa ferramenta em prol do processo.

(oficinas Adulto Saudável em salas paralelas)

O trabalho com modos esquemáticos, de acordo com Jeffrey Young, é dos mais complexos dentro da TE, mas ainda assim um dos que traz mais benefícios a determinados pacientes, incluindo aqueles com transtornos de personalidade borderline e os de mesmo Cluster. Com vasta experiência e criação de instrumentos para o trabalho com modos, a psicóloga Jacqueline Leão fornecerá conhecimento para melhor apropriação e benefícios para esse fim.

Os relacionamentos abusivos ocorrem e se mantém através da química esquemática. Muitas vezes o terapeuta se encontrará em dilema sobre como separar tal ligação. Nessa palestra, o psicólogo Bruno Vianna, um dos maiores especialistas em relações abusivas no país, trará reflexões acerca de como lidar com esse tipo de funcionamento do início à alta terapêutica.

O terapeuta do esquema é o maior instrumento para a cura do esquema através do processo reparentalizador. Para fechar a Jornada PB, o presidente da Associação Brasileira de Terapia do Esquema, Ricardo Wainer, falará sobre a importância de perceber-se como o centro do processo de cura.

As vagas são limitadas a 500 pessoas,
faça sua inscrição antes que esgote:

Apenas:

12x R$ 69,00

ou R$ 690,00 à vista

A ll Jornada Paraibana de Terapia do Esquema acontecerá em João Pessoa na Paraíba:

A ll Jornada Paraibana de Terapia do Esquema
acontecerá em João Pessoa na Paraíba:

Auditório do Centro Universitário UNINASSAU - João Pessoa/PB

Previous slide
Next slide

Endereço: Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1213 - Estados, João Pessoa - PB, 58039-000

Ficou com alguma dúvida? Clique agora no botão abaixo para falar com nossa equipe por WhatsApp

Ficou com alguma dúvida? Clique agora
no botão abaixo para falar com nossa equipe por WhatsApp